Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Geneticista

O GENETICISTA manipula material genético, sintetizando seqüências de DNA, construindo vetores, modificando genes ´in vivo´ e ´in vitro´, manipulando expressão gênica e gerando organismos geneticamente modificados. Analisa genoma, identificando genes e marcadores genéticos; aplica técnicas de reprodução e multiplicação de organismos; produz compostos biológicos e desenvolve equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Geneticista

O geneticista é o profissional que atua no campo da genética, segmento da ciência que estuda o processo de transmissão das características hereditárias para os seres vivos. Em virtude de a profissão abranger os mais variados segmentos das ciências biológicas e da saúde, o geneticista pode exercer diversas funções. Basicamente, é um profissional que está inserido na área de pesquisa, pode trabalhar com melhoramento genético, estudos de doenças hereditárias, preservação e manutenção do meio ambiente, produção de remédios, vacinas, hormônios e ingredientes utilizados no ramo alimentício.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de geneticista, é necessário possuir graduação em cursos como medicina, veterinária, biomedicina e biologia, seguida de um curso de especialização em genética, que dura cerca de dois anos. A graduação em si é um aspecto bastante relativo, visto que a profissão pode permear por diferentes áreas das ciências biológicas.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação da carreira de Geneticista.

 

Especializações possíveis

 

Além do curso de especialização em genética, que é um pré-requisito para o exercício da profissão, o geneticista tem a possibilidade de fazer cursos de mestrado e doutorado nas áreas já citadas no texto. Esse tipo de título é bastante valorizado, visto que o profissional atua, majoritariamente, na área de pesquisa.

 

Aptidões desejáveis

 

Para exercer a profissão, é preciso ter a capacidade de absorver grandes quantidades de conceitos, além de demonstrar capacidade de organização, ordenação de informação e estar atento às novas tecnologias.

 

Campos de atuação

 

A descoberta dos estudos genéticos abriu um leque de possibilidades de avanços e contribuições científicas. Nos últimos tempos, os estudos sobre clonagem e transgenia promoveram uma grande discussão sobre a manipulação dos genes e micro-organismos. A genética é um campo flexível, que permite a atuação de profissionais de medicina, veterinária, biotecnologia, biomedicina, biologia, zootecnia, química e agronomia. Na medicina, por exemplo, o profissional pode atuar nos estudos sobre as doenças genéticas e possibilidades de diagnóstico, tratamento e cura; além de fazer o aconselhamento genético. Seguindo a vertente da biomedicina, o geneticista pode trabalhar com melhoramento genético, vacinas e curas para doenças. Pode-se também atuar na indústria de bebidas, na produção de álcool; na perfumaria e na indústria farmacêutica.

 

Certificações

 

Não há certificações necessárias para Geneticista.