Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Geólogo

O GEÓLOGO estuda a origem, a formação e as alterações da terra ao longo dos tempos. Ao estudar e investigar oceanos e continentes , seus relevos, suas plantas e animais. Identificam as transformações da vida e da geografia. É o responsável pelo levantamento de dados topográficos em terrenos onde serão feitos projetos como: túneis, pontes ou represas.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Geólogo

Estudioso da estrutura e efeitos dos fenômenos naturais

 

Em tempos em que fenômenos naturais ocorridos através das alterações sofridas no decorrer do tempo e da influência do homem nesses fenômenos, o Geólogo tem sido profissional bastante requisitado. É ele quem estuda a formação, estrutura e a composição da crosta terrestre e consegue analisar em qual nível a poluição dos solos e dos lençóis freáticos influenciam na ação das forças naturais sobre ao planeta. Mais do que simplesmente estudar as influências dos fenômenos naturais no sentido do impacto ambiental, o geólogo também contribui com estudo, localização e acompanhamento de explorações em reservas petrolíferas, de gás natural e jazidas minerais. Elaboração de mapas para construções ideais em determinada região, conhecimento dos diferentes tipos de rochas e a promoção da preservação dos recursos naturais são algumas das obrigações do geólogo que, através dessas tarefas, contribuem, indiretamente, para o bom andamento tanto social quanto econômico de determinada região.

 

Graduação necessária

 

Para exercer a profissão de geólogo, o profissional deve ser diplomado em Geologia ou Ciências Geológicas. Ao término da graduação, o geólogo deve ter seu diploma registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), para exercer a profissão. Durante o curso, os alunos estudam Geografia, Química, Física, Matemática, Planejamento Urbano e Biologia, além das disciplinas específicas, como Geologia Geral, Petrologia e Mineralogia, Geoquímica, Paleontologia, Vulcanologia, Hidrogeologia, entre outras. Os geólogos também estudam técnicas de cartografia geológica, topografia, imagens de satélites, entre outras técnicas de mapeamento.

 

Regulamentação

 

A profissão é regulamentada pela Lei no 4.076, de 23 de junho de 1962 que determina o exercício da profissão de geólogo que será permitida, segundo a lei, aos portadores de diploma de Geólogo, expedido por curso oficial e aos portadores de diploma de Geólogo ou de Engenheiro Geólogo. A legislação vigente determina ainda que a fiscalização do exercício da profissão será exercida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e pelos Conselhos Regionais.

 

Áreas de atuação e Especialização

 

São diversas as áreas de atuação para o profissional de geologia. No entanto, entre as áreas mais cotadas atualmente estão a Geofísica, que o profissional realiza pesquisas dos fenômenos físicos que ocorrem nas camadas subterrâneas da Terra, a Geologia Ambiental, setor que tem crescido muito alavancado pela preocupação com o meio ambiente, mineração, em que o profissional acompanha exploração de jazidas, bem como a área de petróleo, onde o profissional acompanha a exploração do produto. Além disso, os profissionais atuam na construção civil, em que acompanham o desenvolvimento de grandes obras e planeja novas áreas habitacionais analisando o terreno. Estudar a origem, composição e condição da crosta terrestre, pesquisar e analisar os tipos de rocha, ocorrência de petróleo e gás natural, jazidas minerais, e acompanhar sua exploração para evitar danos ambientais e estudar rios e lençóis freáticos.