Não tem cadastro? Clique aqui!

Já tem cadastro? Entre aqui

  • BUSCAR
Busca avançada de vagas

Limpar campos

Impressor gráfico

O IMPRESSOR GRÁFICO executa tarefas de impressão a quente ou a frio, utilizando máquinas manuais ou automáticas, de grandes e pequenas dimensões, para imprimir textos, ilustrações e desenhos sobre papel, metal e outros materiais.

+ ver mais

No momento não temos vagas disponíveis para esta profissão.

Realize uma nova busca ou navegue pelas áreas de atuação abaixo.

Impressor gráfico

Sinônimos:

  • Impressor de máquina cilíndrica
  • Impressor minervista
  • Impressor de rotativa
  • Impressor

O impressor gráfico é o profissional que atuará tanto no planejamento de serviços de impressão quanto na manutenção das máquinas usadas para tal. Entre os serviços resultantes da produção desse profissional estão a impressão de convites, cartões, panfletos e cartazes, entre outros. Cabe a ele estar atento à reprodução fiel das imagens, cores e fontes utilizadas no material impresso, em conformidade com o que deseja o cliente e com o que o conjunto de técnicas e equipamentos é capaz de desempenhar.

O impressor gráfico pode desempenhar sua função através de diferentes técnicas e procedimentos, diretamente relacionados com os equipamentos e materiais utilizados, sendo que seus serviços podem ser desempenhados através da impressão plana e rotativa, impressão digital, flexografia, litografia, tipografia, letterset, calcografia, tampografia, rotogravura e serigrafia (silkscreen). A depender das técnicas e equipamentos que usa, o profissional pode ser classificado como impressor gráfico manual, impressor serigráfico, flexográfico, tipográfico, entre outros.

 

Graduação necessária

 

Para exercer o ofício de Impressor Gráfico, é necessário que o profissional tenha concluído o ensino médio, estando apto a ocupar uma vaga após ter passado por cursos de qualificação ministrados por instituições especializadas na área.

 

Regulamentação da carreira

 

Não há regulamentação necessária para a carreira de Impressor Gráfico.

 

Especializações possíveis

 

Não há especializações necessárias para Impressor Gráfico, porém, durante a formação em curso técnico ou profissionalizante para impressão gráfica, o profissional é preparado para atuar de diversas maneiras, adquirindo conhecimentos de composição gráfica, programação visual e diferentes técnicas, nas quais ele irá se especializar à medida que lhe for solicitado no mercado.

 

Aptidões desejáveis

 

No profissional Impressor Gráfico espera-se encontrar aptidões como criatividade, bom senso de organização, coordenação motora, atenção por detalhes e habilidade técnica, além de preparo físico para suportar posições desconfortáveis e manipulação de materiais tóxicos durante o seu maior tempo de trabalho.

 

Campos de atuação

 

Para o Impressor Gráfico, não existe uma diversidade de funções. Basicamente, ele desempenhará sua habilidade e técnica em gráficas de diferentes tipos, que exigirão do profissional diferentes habilidades. No entanto, a área da impressão gráfica se faz cada vez mais presente em todos os territórios, em crescente expansão que acompanha o crescimento do mercado da divulgação, publicidade e propaganda e das artes gráficas.

 

Certificações

 

Não há certificações para Impressor Gráfico.